(11)

Exames Médicos

Gostou? compartilhe!

Os exames médicos, por mais que possam valer a atletas de alto rendimento ou amadores, que são aqueles que frequentam clubes ou espaços de natação com determinada periodicidade, têm no ambiente de trabalho uma de suas principais recorrências.

Isso acontece porque, quando uma carteira é assinada em formato CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), não é somente a qualificação profissional que precisa ser levada em consideração, já que a saúde do futuro colaborador também deve ser avaliada e monitorada com regularidade.

Justamente por isso, são cinco os exames obrigatórios a esses profissionais. São eles:

  • Exame admissional;
  • Exame demissional;
  • Exame periódico;
  • Retorno ao trabalho;
  • Mudança de função.

Normalmente solicitados pelas empresas antes mesmo que contratos sejam firmados, os exames médicos admissionais servem para comprovar o bom estado físico e mental do novo empregado. O procedimento é composto principalmente pela avaliação, que consiste em uma entrevista que detalha o histórico de saúde do indivíduo.

Em contrapartida, os exames médicos demissionais são realizados a partir do momento em que um empregado se desliga da empresa. Como padrão, ele precisa ser feito 15 dias antes de sua saída, desde que o último exame periódico tenha sido realizado há mais de 90 dias.

Saiba mais sobre os exames médicos

Os exames médicos auxiliam o dia a dia da população em geral, que necessita de diferentes atendimentos na área da saúde, mas também cabe a indústrias e comércios que precisam contar com um suporte laboratorial diferenciado.

A ID IMEDE, por exemplo, atua neste segmento desde 1996. Saiba mais!