(11)

Exames Oftalmológicos

Gostou? compartilhe!

Os exames oftalmológicos são importantíssimos na prevenção primária, quando o paciente não apresenta sintomas e o diagnóstico precoce que favorece o tratamento no estágio inicial.

O exame oftalmológico também pode detectar outras patologias que não aquelas diretamente relacionada à saúde dos olhos.

Em outras palavras, pode-se concluir que, por mais que sejam vitais ao bem-estar ocular, os exames oftalmológicos podem servir de alerta para uma série de enfermidades não-oculares, como por exemplo:

  • Tumores;
  • Diabetes;
  • Hipertensão.

A própria visão embaçada, por exemplo, pode ser decorrente da presença de catarata. Em casos mais corriqueiros, o problema pode indicar diabetes, inflamações ou hipertensão arterial. A periodicidade do exame oftalmológico é regra básica a ser cumprida por qualquer paciente.

O teste de Ishihara é especificamente voltado à análise de comprometimento e percepção de cores. Ele tem como indicação oftalmológica doenças congênitas, tais como daltonismo, doenças do nervo óptico e/ou adquiridas na mácula.

Mais sobre os exames oftalmológicos

Em se tratando de exames oftalmológicos, atendimentos éticos, eficazes e de credibilidade é a garantia de uma boa relação entre pacientes e profissionais de saúde.

A IMEDE, por exemplo, reúne esses atributos. O espaço fica localizado em Embu das Artes, na Grande SP. Saiba mais!